domingo, 25 de maio de 2014

1984 - George Orwell




Sinopse:

Mil novecentos e oitenta e quatro oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A electrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo – converteu-se numa vulgaridade quotidiana.


Resenha:


Em 1984 temos um passado delineado e um futuro (apesar de a data ser antes da nossa atual) que apresenta diversas questões importantes que atacam o nosso presente! Um livro altamente reflexivo a meu ver e muito bem escrito. Foi minha primeira leitura do autor e posso dizer que me surpreendi por nunca ter lido nada dele antes!

Neste livro temos O Partido que manda em tudo e todos e o autor delineia de forma clara as diversas formas que o "governo" tem de influenciar e mandar no indivíduo sem que muitas vezes haja sequer um esforço por parte dos mesmo para não serem manipulados.
Eu poderia ficar horas escrevendo sobre esse livro, de verdade, pois como diz minha vó: "tem é pano pra manga" rs.. Mas vou me ater em algumas coisas que me marcaram durante o processo de leitura para não me tornar uma lunática e compulsiva defensora de direitos e ideais! rs

Esta é uma leitura forte e um clássico que deveria ser lido por todos nós pois acrescenta e muito, não é apenas uma leitura "divertida" ela nos faz desenvolver questionamentos sobre o que vivemos atualmente e etc.

Karini Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário