sexta-feira, 25 de abril de 2014

Mundo de Tinta - Cornelia Funke - Trilogia


Sinopse:

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.



Resenha:

Cornélia tem um jeito de escrever que me encanta completamente!
Sou apaixonada pelos livros dela e Coração de Tinta é mais um livro desses para guardar na minha estante e passar para os meus filhos!

O livro tem uma diagramação perfeita com ilustrações ao longo da história. Cada capítulo começa com a citação de um livro e achei isso muito bacana, já que Coração de Tinta é um livro que fala de outros livros, criando a ideia de que os personagens e enredos narrados nesses livros saltam pelas páginas ganhando vida e criando a história de Coração de Tinta.

Em Coração de Tinta conheceremos Meggie, que tem apenas doze anos e vive com seu pai a quem chama carinhosamente de Mo. 

Quando Mo conta histórias, algo mágico e assustador acontece, os personagens tomam o lugar de pessoas do mundo real e vice e versa; foi assim que  a mãe de Maggie desapareceu indo parar em algum lugar no mundo dos contos. Por este motivo, Mo jamais lê em voz alta. Maggie não conhece o verdadeiro motivo de seu pai, não querer ler em voz alta. Ele simplesmente diz que não gosta e pede que ela leia sozinha.

Em uma noite um homem, cujo nome nada comum é Dedo Empoeirado, aparece na casa de Mo e lhe conta que Capricórnio está atrás de um livro que está em seu poder. Mo, pega Maggie e sem dar-lhe maiores detalhes foge rumo a maior aventura de suas vidas!

É impossível não se apaixonar pela história e não se sentir sugado para dentro do enredo de Cornélia Funke. Ela consegue deixar o leitor completamente embasbacado com sua criatividade e desenvoltura!

Eu adorei a história. Há muito tempo havia assistido ao filme, e agora pude ler a obra e fiquei ainda mais fascinada que antes!

Tem livros que mesmo sendo voltado para um público mais jovem, encanta igualmente os adultos! Recomendo!  





Sinopse:

"Sangue De Tinta" dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina.
Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.

Resenha:

Sangue de Tinta é o segundo volume da trilogia Mundo de Tinta da autora Cornelia Funke.
Venham comigo e conheçam um pouco mais dessa trilogia que irá te encantar!

Novas aventuras serão vividas em Sangue de tinta e o leitor irá se ver ainda mais envolvido nesse mundo encantado criado pela autora Cornelia Funke.
Nesse volume conheceremos Orfeu um leitor sagaz que conseguirá o inimaginável que é enviar Dedo Empoeirado de volta para seu mundo, só que ele não envia Farid, o mesmo sente-se desolado. Em dado momento ele encontra Basta que está mancomunado com Orfeu e pretende ser enviado para casa também. Farid precisa dar um jeito de avisar a Dedo Empoeirado, só que a única maneira de avisá-lo seria fazendo parte da história. A única pessoa que pode procurar é Mo, que tem o Dom de levá-lo para o Mundo de Tinta. Só que quem irá ajudá-lo será Meggie e ela também irá junto! 

A diagramação e capa estão impecáveis. A história é incrível.. De uma imaginação fora do comum! Cornelia tem um jeito de escrever que me seduz totalmente! Simplesmente amo!
E claro que recomendo o livro!
Leiam!  



Sinopse:

"Mundo De Tinta" é um universo onde ficção e realidade se confundem e também o nome da trilogia iniciada com o best-seller "Coração De Tinta", seguida de "Sangue De Tinta" e que chega agora ao fim com "Morte De Tinta". Nesse universo, um “língua encantada” é alguém que, ao ler uma história em voz alta, tem o poder de trazer o mundo dos livros para a realidade, assim como viajar ele mesmo, e levar quem estiver por perto, para o mundo fantástico da palavra escrita. É o que aconteceu com Mo, um encadernador de livros, e sua família, quando um dia, ao ler em voz alta seu livro favorito - Coração De Tinta -, ele manda a mulher para o mundo da ficção, trazendo em seu lugar alguns vilões da trama. Mo e sua filha Meggie acabaram transitando entre essa fronteira; viveram um bocado de aventuras nessas viagens e conheceram milhares de personagens incríveis - muitos deles malvados até a alma. Desta vez, com a ajuda de Dedo Empoeirado, Farid, Resa e Violante, Mo enfrenta o mais terrível de todos os vilões, o Cabeça de Víbora, numa batalha final, de vida ou morte. Mas, antes dela, personagens já conhecidos dos livros anteriores vivem suas aventuras. Fenoglio, o autor de Coração de tinta, tem que combater Orfeu, plagiador que se utiliza de passagens de seu livro para reescrever e manipular a história. Meggie, ao se apaixonar por Farid, se depara com as alegrias e decepções do primeiro amor. Resa, mãe de Meggie, traz em seu ventre um novo herdeiro. E Mortimer, nosso herói, que no Mundo de tinta assume a personalidade do Gaio, espécie de Robin Hood, tem que lutar contra o próprio personagem que interpreta, já que pouco a pouco começa a se confundir com ele e a se esquecer de quem é no mundo real. 


Resenha:

Este é o último volume da trilogia Mundo de Tinta, a leitura dessa trilogia foi simplesmente fantástica e me agradou muito.. repleto de altos e baixos e vilões para todos os gostos, Cornelia conseguiu criar uma história incrível e interessante!

Em Morte de Tinta Mo irá lutar contra o Ladrão Gaio, personagem criado por Fenóglio. É como se Mo fosse contagiado pelo que está se passando ao redor, pois vamos percebendo mudanças incorporando o personagem das canções de Menestréis. Ele está ficando cruel, matar tornou-se algo fácil para ele e seu instrumento é uma espadaMeg terá de enfrentar a mudança de seu pai e, além disso, enfrentará questões próprias que poderá abalar suas estruturas!

Adorei a diagramação da obra, bem como a revisão que está muito bem feita.
Recomendo a trilogia aos amantes do gênero!

Karini Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário