sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald



Sinopse:

Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.


Resenha:

Este é um clássico, apesar de eu não ser muito adepta dos clássicos por conta de sua linguagem, gostei bastante da leitura de O Grande Gatsby! A história é rápida e o leitor não se cansa com as viradas de páginas! Rico em detalhes e muito bem talhado, O Grande Gatsby foi ganhando forma na minha imaginação e me consumindo de maneira que não pude deixar o livro até que tivesse terminado!

Nick Carraway é quem nos apresenta Jay Gatsby, um bilionário figurão conhecido por suas festas com muito álcool e jaz em plena Lei Seca. Gatsby, apesar de sua pompa e riqueza adquirida após a guerra, é um homem que não possui amigos e um tanto quanto reservado apesar de suas festas extravagantes. Isso sempre desperta a curiosidade das pessoas ao seu redor que adora especular a seu respeito, já que não o conhecem de fato! Isso é algo que intriga também quem está lendo a história, pois quando digo que há uma aura misteriosa a cerca de Jay, falo isso literalmente.. Nem mesmo nós temos ideia do que se trata o que torna o livro ainda mais interessante!

Jay é apaixonado por Dayse Buchanan, uma mulher que sempre viveu em berço de ouro e a quem conheceu quando ainda era apenas um soldado. Desde então o destino de ambos seguiu rumos diferentes, até que após cinco anos, se reencontram; porém Dayse está casada e não parece estar "afim" de Jay. Mesmo assim Jay acredita que Dayse o ama e que largará o marido por ele. Jay fantasia, inclusive, como Dayse irá se unir a ele novamente, como se a realidade que vemos não fosse à mesma que ele está vendo!


O livro inteiro é interessante, a sociedade que nos é apresentada, me faz perceber o quanto eles são fúteis e preocupados com coisas materiais e como as pessoas pertencentes a elas, mesmo com toda riqueza são desprovidas de amor, sinceridade, felicidades entre outras tantas coisas!  
O final de O Grande Gatsby, apesar de não ser feliz é simplesmente perfeito diante toda a história que nos foi apresentada; a meu ver, não poderia ter sido diferente! 

Fitzgerald é fantástico e adorei o livro que me foi presenteado; o indico até mesmo para aqueles que assim como eu, não curtem tanto os clássicos!  


Karini Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário