segunda-feira, 22 de julho de 2013

Harlan Coben – Confie em mim



Sinopse Skoob:
"Harlan Coben é mestre em prender a atenção do leitor e criar histórias surpreendentes. Ele vai seduzir você na primeira página apenas para chocá-lo na última." - Dan Brown, autor de O Código Da Vinci.

 Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos:

 "Fica de bico calado que a gente se safa."

 Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio?
 Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo.Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.

O que achei do que li:

Sempre acreditamos que a grama do vizinho é mais verde do que a nossa. Que todos os problemas do universo habitam a nossa casa e dela não passam. Qual filho nunca achou que seria melhor viver na casa de algum parente ou amigo porque não suporta mais os problemas do próprio lar?
Coben explora a relação entre pais e filhos. Até onde ir para protegê-los? Vale mentir para defendê-los? Comprar brigas com qualquer um? E devassar a sua intimidade?
 Sempre condenei os pais que defendem os filhos de seus erros. Que condenam professores, diretores e escola que ousam corrigir ou punir seus bebês. Sempre achei que esses pais faziam mais mal aos filhos do que qualquer outra pessoa. Sempre achei que esse comportamento explicava muita coisa sobre os filhos.
Esse livro veio para mostrar que nenhuma família é perfeita, todas têm os seus problemas. Com uma linguagem acessível e rápida, Harlan Coben narra separadamente a situação de diversas famílias, desde o drama vivido por quem conhece de perto o suicídio a quem já sofreu bullying. São muitos os personagens e as histórias, que se entrelaçam, no final, para a solução do mistério principal da trama.
O livro pode ser entendido como um auto-ajuda ou um romance (não no sentido amoroso) dosado de muito suspense e investigações, mas, de qualquer forma, é uma leitura que eu recomendo.
Não foi o melhor dele que eu li, “Não conte a ninguém”, na minha opinião é muito superior, mas ainda assim vale a experiência.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário