quinta-feira, 6 de junho de 2013

Eu Recomendo

Bom, vou começar aos poucos a falar de livros que já li a tempos e gostei e recomendo a leitura, e para começar bem, recomendo esse:


Minha edição é exatamente essa, de 1984, e de acordo com a minha anotação eu li em 1984 mesmo(gente eu tinha 24 anos, foi o ano em que me casei, rsss).
Sinopse Skoob:
Em Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Márquez narra a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe dos solitários para a qual não será dada uma segunda oportunidade sobre a terra. O livro também pode ser entendido como uma autêntica enciclopédia do imaginário.

O que achei do que li:

Em Cem Anos de Solidão tem-se uma história cheia de fatos e personagens, na qual o leitor, ao final do livro, já se sente um Buendía (família protagonista). Ao lê-lo, percebemos o tamanho da solidão humana, que é irremediável, porém, adiável. Que atire a primeira pedra quem nunca disse que não quer morrer só, pois uma vida só é só uma vida, mas ao final percebemos que muitas pessoas vão e muitas vêm só você fica.
E essa é a intenção do livro, mostrar a solidão como algo inerente ao ser humano, que não é necessariamente um motivo de tristeza, mas sim de reflexão. É válido doar sua vida aos outros, apesar de tudo? Neste livro, o leitor não consegue pensar em mais nada, cem anos se passam, e nada fica. Um dos melhores livros de todos os tempos. Penso que no decorrer da leitura o leitor não deve se ater a confusa árvore genealógica da família Buendia, ou vai acabar enlouquecendo.
Considerada uma das obras mais importantes da Literatura em língua espanhola e alçada à categoria de clássico da literatura mundial, “Cem Anos de Solidão” possibilitou a conquista do Prêmio Nobel de Literatura pelo colombiano Gabriel García Márquez em 1982, fato louvado até hoje pelo meio literário latino-americano. Mais do que uma narrativa bela e que prende o leitor, “Cem Anos de Solidão” é leitura obrigatória por sua relevância literária e histórica. Aclamada por público e crítica, certamente será figura presente no topo das listas de livros clássicos.
Fiz algumas pesquisas básicas prá escrever e também dei uma relida no livro, o que significa que mergulhei de novo no universo criado pelo autor, só tenho esse livro dele, não me lembro de ter lido mais algum, vou procurar adquirir.

Beijos e até a próxima

Acrescentando um vídeo da Tatiana Feltrin de dezembro de 2010, onde ela também comenta sobre esse livro, se quiser ver só esse começa no min 6:26', mas assista todo o vídeo que vale a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário