domingo, 16 de junho de 2013

R.J.Palacio - Extraordinário




Sinopse do Skoob:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

 Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


O que achei do que li:

Esse livro é EXTRAORDINÁRIO!
 Isso mesmo, em caixa alta. Porque não há como descrever o quão maravilhosa é essa história que me fez rir, chorar, me odiar, amar os protagonistas.
A escrita de R.J. Palacios é incrivelmente deliciosa!
 O livro é narrado em primeira pessoa por vários personagens. Não é um por cada capítulo, mas um por cada parte (as partes são separadas por uma espécie de folha de rosto, que contém sempre uma citação bacana - retirada de uma música ou um livro). Achei isso muito legal, porque me permitiu ver a história por diferentes pontos de vista.
 Os capítulos são bastante curtinhos - e isso foi justamente o que me fez ler tanto sem nem me dar conta. Quando eu via que o próximo capítulo tinha só duas ou três páginas e estando tão curiosa quanto eu estava, bom... eram só mais duas páginas, certo?! Seria rapidinho. E assim, de duas em duas páginas, lá se foram duzentas sem eu nem mesmo perceber.
Pois então, eu realmente não sou chata, para salvar minha semana, que não estava das melhores, literariamente falando, me surpreendi com esse livro.
A edição da Intrínseca está primorosa, tudo é bonito no livro.
A história é uma graça, e a opção de alternar a narrativa da história pelos olhos dos participantes do livro, ficou espetacular.


Preceito do Auggie: “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque nós vencemos o mundo”.

Beijocas e até a próxima!


2 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Esse livro tem uma premissa fanstástica, me lembra um pouco ACEDE e estou louca para lê-lo!
    Adorei sua resenha
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. oi Sarah, obrigada pela visita e já fui até o seu e já estou te seguindo.
    Se puder e quiser me pegar pelas mãos e me ajudar a aumentar o meu blog, eu agradeço, porque sou bem iniciante mesmo, e ainda to aprendendo, aceito toda ajuda que vier
    Abraços

    ResponderExcluir